My Big Big Friend layout & storyboard Esse trabalho foi o mais complexo de todos que já fiz sobre o assunto storyboard. O projeto todo era de produção em 2 anos de mais de 50 episódios de uma série de animação. Foram (mais ou menos) 6 longa-metragens em 2 anos prometidos ao "cliente final" de volume de trabalho (uma comparação) em forma de episódios. Cada episódio deveria ter mais ou menos uns 10 minutos. E não foi feito uma pré-produção para os episódios e sim só para o projeto piloto e projeto de aprovação da série. Fui encarregado de criar os layouts (para desenho animado) de todos os episódios.Então foi um trabalho de planejar como seria a produção de todas as cenas, takes, posição dos personagens e tudo mais da narrativa de forma técnica.
Era preciso pegar os storyboard de todos os episódios e fazer um mapa de produção de como iria ser produzido e organizado cada episódio. Todos os episódios do primeiro ano da série. Foi a primeira vez que fiz isso. Ao mesmo tempo em que deveria aprender a planejar muito bem cada produção técnica de cada episódio, eu tinha que criar soluções para qualquer problema encontrado feito pelos desenhista "majoritários" dos storyboards. Eram muitos os problemas. Ao mesmo tempo que eu tinha que fazer uma assistência técnica para cada storyboard, também tinha que fazer uma planejamento técnico para os layouts. O mais organizados possíveis de quais elementos de produção a serem usados e como serem usados. Posição de cada personagem em cada cenário. Quais objetos a serem usados e onde eles ficariam em cada cena exatamente em cada take e cada episódio. Existia um limite de uns 20 cenários no máximo em cada episódio. Eu tinha sempre que tentar usar o menor número possível de cenários e re-aproveitar o que já existia de outros episódios quando fosse possível. Tinha que ter um entendimento de cada episódio por inteiro tecnicamente e da narrativa técnica de todos.
Foi ótimo fazer isso. Totalmente desvalorizado pelo trabalho e sua importância mas o tempo mostrou que foi melhor que todas as outras funções em toda a produção da série. A mais complexa e mais técnica possível. O projeto no meu setor durou de 2009 até 2010.
Obs: Eu rejeitei a função de ser uma das pessoas que faria os storyboars (majoritários) dentro de uma equipe de 7 pessoas pois tinha plena noção dos problemas técnicos na produção. Acabou sobrando para mim a parte mais técnica para resolver todos os problemas possíveis de produção de todos os episódios. Acabou sendo muito importante ter um layout técnico em cada episódio.
STORYBOARD
Para voltar as outras sessões basta ir ao link PORTFOLIO.